Com o atual momento do nosso país, a faculdade à distância se tornou cada vez mais popular. Para quem não sabe, eu faço parte desse grupo de pessoas. Há quase três anos, sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Lembro que quando comecei, não sabia como funcionava. Hoje, com um maior entendimento do assunto, resolvi ajudar quem tem dúvidas sobre o tema.
Como é a faculdade à distância?
Não sei como é em outras instituições, mas na instituição que eu estudo, a UNOPAR, as aulas presenciais são uma vez por semana. O resto dos dias são os mais importantes em toda sua vida acadêmica. No meu caso, vou para a faculdade todas as sextas-feiras. Eu sei, não é o melhor dia para estudar, principalmente se você teve uma semana desgastante e está louco para o fim de semana chegar.
Os dias fora da faculdade são os mais importantes!
Eu falei isso no tópico anterior e vou repetir: Os dias fora da faculdade são os mais importantes! Tudo vai depender do seu empenho e a sua dedicação. Não adianta você ir todos as aulas presenciais e quando chegar em casa não ler pelo menos um trecho do livro, assistir uma vídeo-aula ou estudar os textos disponibilizados. Assim como os cursos presenciais, tem avaliações, trabalhos, notas mínimas e repetência.
Você vai ser o seu próprio incentivador!
Por não serem muitas aulas presenciais (algumas faculdades são 100% online) fica difícil ter um professor sempre disponível para tirar suas dúvidas. As aulas são transmitidas via satélite e você só tem em um contato mais direto com os tutores de sala e eletrônico e com os fóruns. Este último é gerenciado pelos próprios professores, mas ainda assim, não é a mesma coisa que um professor todos os dias. Essa é a coisa eu mais senti diferença do estudo padrão.
Você sabe que tem fazer as avaliações virtuais e trabalhos. Mas se você não tiver foco, você se perde nos prazos e muita coisa fica para trás. É preciso ter organização e saber as datas de entregas de cada atividade. O calendário vai ser o seu melhor amigo. HAHAHA
Quais as vantagens?
De maneira geral, as três principais vantagens são: montar a própria rotina de estudo, dedicando-se às aulas nos horários mais convenientes ao aluno; economizar tempo ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino; pagar um preço mais baixo pelo curso.
E o diploma?
O diploma do ensino à distância tem o mesmo valor que o diploma do presencial. Desde 1996, a LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais. Fonte: UOL Educação.
Como verificar se um curso está regular no MEC?
O MEC mantém uma lista oficial de instituições de ensino autorizadas a oferecer cursos de graduação e de pós-graduação, que pode ser consultada em seu site.
Você faria uma faculdade a distância? Tem alguma outra dúvida? Comenta ai!