Último vídeo do canal
Por Maria Carolina
29/04/2018

O antes e depois de um post no seu blog + checklist grátis

Um bom planejamento resulta em um ótimo post, isso todo mundo já sabe, mas boa parte não tem esse hábito. Geralmente, eu tenho a ideia de algum post, mas traço um planejamento completo por trás dele. É preciso prestar atenção em todos os detalhes para que o post esteja perfeito.

Não é apenas escrever, é analisar e planejar um post. E é exatamente sobre isso que eu venho falar no post de hoje, o último “oficial” do BEDA. Eu apaixonada por listas que sou, trouxe a minha lista, do que eu faço antes e depois de fazer um post no blog. Ah, e no final desse mesmo post, você pode encontrar um download com a checklist para você imprimir e ter sempre por perto.

O antes e depois de um post no blog (+ CHECKLIST GRÁTIS) | www.mcarolina.com.br


ANTES DE PUBLICAR

Escolha o título certo

Assim como eu disse alguns posts atrás, a escolha certa do título pode interferir no sucesso e na repercussão que esse post vai ter. Você tem que escolher um título que represente o que você quer apresentar e ao mesmo tempo, chame a atenção.

Prepare o SEO para o seu post

Eu falando sobre SEO? Qual a novidade? HAHA A real é que eu amo falar sobre SEO e não me canso de dizer que é uma das coisas que você tem que investir e usar no seu blog. E o plugin Yoast SEO vai te ajudar em todo esse processo. Vale a pena conferir esses posts.

Revise o seu post

Mesmo que você tenha lido seu post algumas vezes, é preciso que você faça uma revisão final de tudo que você escreveu antes de publicar. Eu sei que você pode ter deixado alguma coisa passar. É nessa hora que você pode ver alguma palavra que pode ter escrito errado, alguma informação que você pode ter deixado passar, enfim, é preciso verificar tudo.

Otimize as suas imagens

Otimizar as imagens que você vai usar no seu post é essencial. Deixa o site mais rápido e melhor colocado nas páginas de busca. Um plugin que eu amo e que cumpre bem essa função é o WP Smush, que é capaz de reduzir os arquivos de imagens sem perder a qualidade.

Incentive a interação do leitor

Nunca é ruim incentivar qualquer interação do seu leitor, seja para comentar ou compartilhar o seu conteúdo. Algumas vezes esse incentivo pode funcionar e seja a conexão que o seu leitor está esperando. Esses comentários e essas interações além de ajudar no SEO, vai fazer você conhecer o seu público e permitir que eles deixem sugestões para você.

Ah, aproveitando o assunto, se você tiver qualquer sugestão de post para mim, não deixe de comentar aqui!

Adicione links para outros posts

Assim como eu disse naquele post sobre gerar tráfego, é sempre bom divulgar links de outros posts, principalmente mais antigos, para que os posts não sejam esquecidos. Mas lembre-se de divulgar posts relacionados, para que crie uma sequência de posts que o seu leitor pode conhecer.

Publique o seu post

Depois de todo esse processo, que pode parecer um pouco trabalhoso no começo, você já pode publicar o seu post. Publique e sinta orgulho do que você fez.

Agora, é a hora de pensar em depois que o post foi publicado, confere aí algumas dicas do que você pode fazer. E lembrando que no final do post tem uma checklist que você pode baixar e imprimir.


DEPOIS DE PUBLICAR

Divulgue em todas as redes sociais

Quando eu digo em todas, é em TODAS mesmo. No seu perfil do Facebook, no seu Instagram, stories, etc. Existem outras redes sociais que você deve focar (continua acompanhando que eu vou falar), mas esse é o básico que você deve fazer.

Faça um pin para o Pinterest

Divulgar no Pinterest é essencial e eu fiz um post falando sobre isso também. Crie um ótimo pin tanto no Photoshop ou em sites como o Canva (tem aplicativo também), que já tem templates próprios para o Pinterest.

Divulgue em diversos grupos

Sempre foque em responder os comentários, porque é ali que seu leitor vai saber que você não fez o post por fazer. Leia os comentários direitinho, responda com carinho e não se esqueça de deixar um agradecimento fofo no final.

Planeje posts semelhantes

Se for um posts que tenha mais sobre o que falar, já comece a planejar uma “continuação” para esse post. E não se esqueça de criar essa conexão com os posts, vinculando eles (por post relacionado ou até mesmo com link).


Depois dessas longas dicas, eu tenho certeza que você vai ter muito mais facilidade quando for fazer e divulgar um post.

Agora, você ter uma checklist para você fazer download e imprimir, para ter sempre com você e não se esquecer de nenhum passo. Mas, como? Clicando nesse link que eu vou disponibilizar abaixo, você pode baixar essa mesma checklist gratuitamente.

FAÇA O DOWNLOAD DA CHECKLIST

Lembrando que:

  • essa checklist é apenas para uso pessoal;
  • o arquivo é para impressão A4;
  • se você quiser tirar uma foto com essa checklist, pode usar a hashtag #blogmcarolina;
  • e não se esqueça de compartilhar com todos os (as) blogueiros (as) que você conhece.

Amanhã, vai ter um post bem legal. Como vai ser dia 30 de abril, o último dia do mês e o último dia do BEDA, vou fazer um resumo de tudo que aconteceu nos últimos dias, também falar um pouco sobre o que eu aprendi e sobre os meus planos futuros. Vejo vocês no próximo post, beijos.

COMPARTILHE: