Último vídeo do canal
Por Maria Carolina
13/04/2018

A psicologia da tipografia

Se tem uma coisa que amo fazer é compartilhar coisas que eu sei, que vou aprendendo. Afinal, essa é uma das funções dos blogs, compartilhar conteúdo, mesmo que seja simples. Dessa vez vim falar um pouco mais sobre Design, só que falando da tipografia.

Considere isso como um pequeno guia sobre a tipografia e o como saber disso pode te ajudar. Entenda o que é tipografia e saiba como utilizar um dos pontos principais do design gráfico a favor do seu site ou blog.

Mas o que é Tipografia?

Tipografia: Do grego typos = forma e graphein = escrita.

Pode ser descrita como o processo de criação na composição de um texto, formando uma estrutura. As tipografias precisam ser bem trabalhadas para se adequar a ideia que você quer passar, a mensagem que você quer transmitir.

Tipografia é a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte ou a letra. Tipo é o desenho de uma determinada fonte, que pode ser criada especialmente para uma ocasião. Um exemplo disso é a marca “Coca-Cola” e muitas outras marcas que tem suas próprias fontes.

A psicologia da Tipografia

Assim como as cores podem transmitir significados e/ou sensações que são interpretados pelo cérebro humano, as fontes também podem transmitir uma ideia quando aplicadas em algum elemento gráfico.

O tipo de fonte utilizada (assim como a disposição dos elementos) é muito importante porque pode atrair uma associação positiva, assim como a atração visual. Cada trabalho tem uma fonte em questão.

Pense no logo do seu blog, como você pode fazer para que ele seja agradável e que ainda chame a atenção. No caso do meu blog, foi algo que eu pensei muito. Testei todas as fontes possíveis e até cogitei criar a minha fonte. Até que encontrei uma fonte que considerava perfeita, algo com caligrafia, não muito fina e que traria um toque pessoal.

É isso que você deve pensar quando for criar o seu elemento gráfico. O que eu quero passar? Qual a sensação que eu quero trazer?

As marcas e a tipografia

Microsoft, Coca-Cola, Google e Instagram são algumas marcas que utilizam uma tipografia bem pensada. Imagina se a escolha das fontes para essas marcas não fosse bem escolhida?

A Microsoft utiliza fonte Sans-Serif, que assim como vemos nesse simples infográfico, transmite modernidade e segurança. O Google utiliza uma fonte Serif que sugere estabilidade e confiabilidade. Tanto o Instagram, como a Coca-Cola, utiliza fontes Script, ou de caligrafias que podemos associar à criatividade, elegância e afeto.

Confira esse infográfico que mostra um pouco das sensações que as fontes podem trazer e não se esqueça do pin desse infográfico no seu Pinterest.

COMPARTILHE: