Quando se trata de SEO, eu sempre quero aprender, conhecer coisas novas e é claro, compartilhar com vocês. Afinal, as palavras-chave SEO são essenciais para você (no caso, o seu site ou blog) aparecerem nas páginas de buscas. São elas que conectam o seu público e o Google com o seu site.
Evitar os erros na escolha das palavras-chave para o SEO pode ajudar você a aparecer nas páginas de busca. Você, assim como eu, que se interessa tanto por SEO, pode estragar todo um trabalho com apenas um erro. Quer saber quais são os piores erros?
Erro 1 – Saiba as palavras-chave que o seu público procura
O uso de palavras-chave aleatórias ou de frases-chave pode te tirar da classificação de resultados e fazer você não atingir público-alvo certo. Para que o seu conteúdo comece a funcionar melhor para você, suas palavras-chave devem ser muito relevantes para o seu público, ser exatamente o que eles procuram.
E é por isso que usamos o Google quando:
- Estamos procurando uma resposta
- Precisamos encontrar uma solução
- Procuramos informações específicas
Como alguém que quer atingir um público, esse deve ser o seu objetivo. Depois que você descobre como ajudar o seu público, suas palavras-chave ajudarão a encontrar soluções e informações para os problemas que essas pessoas estão procurando.
Você precisa conhecer os problemas que o seu público está tendo, para que você possa entrar na mente deles e criar um conteúdo que seja o que eles queriam encontrar desde o início.
Erro 2 – Usar suas palavras-chave como se não houvesse amanhã
Você já deve ter visto em muitos posts sobre SEO (inclusive aqui) que usar suas palavras-chave no seu post é muito bom, mas não devemos exagerar. A última coisa que você deve fazer é encher o seu conteúdo com as mesmas palavras. Quando você faz isso, acaba parecendo um robô e afasta o seu leitor.
Por isso você deve se lembrar que escreve para pessoas, não para mecanismos de pesquisa.
Existem muitas maneiras de garantir que saibam sobre o que é se conteúdo. Isso mostra a relevância da palavra-chave. Relevância das suas palavras-chave é muito melhor do que a densidade. Isto é, não é o número de vezes que a palavra aparece que importa para melhorar seu conteúdo.
Isso era o que os mecanismos se importavam, mas não é o caso agora. Conforme eles vão se tornando mais inteligentes, analisam todo seu conteúdo, ao invés de algumas palavras ou frases.
Erro 3 – Ser muito básico
Palavras-chave com uma ou duas palavras são coisa do passado. Quanto mais básico, mais competitivo. Ter algumas palavras-chaves como “moda feminina” ou “fotografia” não vai te levar a lugar nenhum. Não me entenda mal, mas essas são palavras-chave reais, coisas genéricas que são sempre mais competitivas para ter qualquer resultado.
Tenho certeza que se você for ao Google agora e procurar por “moda feminina”, muitos resultados aleatórios vão surgir. Se você específico o suficiente na sua procura, o Google só vai mostrar o melhor conteúdo sobre “moda feminina” que ele tiver.
E é claro que esse melhor conteúdo vai vir de sites e blogs mais conhecidos que são difíceis de superar. Seja mais específico e o seu conteúdo vai aparecer muito melhor nos resultados de pesquisa, para aqueles usuários que realmente querem ler aquele conteúdo.
Uma dica bônus que eu posso dar é não repetir as mesmas palavras-chave em posts diferentes.
Se as palavras-chave parecem um pouco confusas para você, pense em como VOCÊ usa o Google. Isso vai mostrar como você deve trata-las e usa-las em seu site ou blog.
Espero que vocês tenham gostado desse mergulho no SEO, como eu sempre amo. E se você tiver alguma sugestão não deixe de entrar em contato ou comentar aqui. Beijos.